FANDOM


Surf's Up é uma animação computadorizada produzida pela Sony Pictures Animation. Foi lançada em 8 de junho de 2007 nos Estados Unidos e em 26 de outubro de 2007 no Brasil. O filme contou com a direção de Ash Brannon (codiretor de Toy Story 2) e Chris Buck (diretor de Tarzan).

Enredo Editar

Cadu Maverick é um grande fã de surfe. Falecido há alguns anos, o seu ídolo Big Z foi sempre sua inspiração para se desenvolver dentro do surfe. Usando um colar presenteado pelo próprio Big Z, Cadu passa os dias de sua vida surfando e se imaginando o campeão da categoria. Um dia, resolve ir ao campeonato mundial de surfe: uma competição anual em memória de Big Z. Sem muita simpatia pelas pessoas locais, Cadu acaba por arrumar briga com o atual campeão, Tank Evans.

Cadu perde a briga, mas logo conta com a ajuda de Grilo, um pacato morador da região, que não liga para os surfistas praianos. Com o tempo, os dois vão criando uma forte amizade, ao mesmo tempo em que Cadu se apaixona pela sobrinha de Grilo, Lani. Agora, com a ajuda de seu melhor amigo, João Frango, Cadu irá dar tudo de si para provar, em pleno campeonato real, que Tank Evans não é o melhor da categoria.

Produção Editar

Os cineastas inventaram uma nova tecnologia para simular o set de filmagem, fazendo com que os movimentos de câmera pareçam realmente que estamos assistindo a um documentário. Ele ligavam pontos entre o teto da parede e colocavam superfícies ligadas por volta da sala. Assim, onde a câmera fosse, o set virtual entendia o movimento instantâneo, sem parar a animação. Dessa forma, os animadores e o pessoal dos efeitos visuais teriam mais liberdade em se mover ao longo do set, dando a impressão de um documentário antigo.

O filme entrou em pré-produção no ano de 2002, 4 anos antes de O Bicho vai Pegar, primeiro filme de animação do estúdio, chegar aos cinemas. O longa chegou a ser indicado ao Oscar em 2008, na categoria de Melhor Filme de Animação. Mas perdeu para o filme da Pixar, Ratatouille. Os produtores colocaram óvnis pelo filme inteiro. Uma dessas aparições é bem no começo do filme, na cena Big Z is Zurfing: no plano de fundo, há uma montanha e, ao lado desta, um objeto estranho.

O personagem Mikey, o caça-talentos, "liga" e "dirige" uma baleia (que, nesse caso, tem a função de um navio que o leva com Cadu e os outros surfistas). O filme apresenta, na trilha sonora, parte das músicas Holiday e Welcome to Paradise, da banda americana Green Day e mais:

  1. Reggae Got Soul - 311
  2. Drive - Incubus
  3. Stand Tall - The Dirty Heads
  4. Lose Myself - Lauryn Hill
  5. Just Say Yes - Ken Andrews
  6. Forrowest - Forro in the Dark
  7. Pocket Full of Stars - Nine Black Alps
  8. Into Yesterday - Sugar Ray
  9. Big Wave - Pearl Jam
  10. Wipe Out - The Queers
  11. Run Home - Priestess
  12. What I Like About You - The Romantics
  13. You Get What You Give - New Radicals
  14. Hawaiian War - Bob Wills & His Texas Playboys

A história do filme é uma paródia da história de Jay Moriarity Assim como o título, a versão brasileira teve quase todos os nomes do filme original aportuguesados, como Cadu (no original, se chama Cody), Grilo/Big Z (Geek/Ezekiel Big Z Topanga) e João Frango (Chicken Joe). O sobrenome Maverick é na verdade uma homenagem ao campeonato onde Jay Moriarity surfou uma onda de quase 3 metros após persuadir um ás do surfe a treiná-lo.

A ilha "Pen Gu", onde se passa a maioria do filme, é o único lugar que realmente não existe no mapa-múndi. Contudo, chega a parecer com o Havaí, pelo fato de ter uma floresta tropical e praias com ondas gigantes. Na versão brasileira, o pinguim "locutor" da SPEN foi dublado por Osmiel Monteiro, um participante do programa de humor da Rede Globo "Casseta e Planeta Urgente, que não aparece, mas usa sua voz para apresentar, entre outras piadas, invenções das "Organizações Tabajara". O nome do lugar imaginário na Antártida de onde veio Cadu, se chama "Frio de Janeiro" (um trocadilho com Rio de Janeiro, na versão brasileira). Na versão original, se chama "Shiverpool" (trocadilho com Liverpool, na Inglaterra. Shiver, traduzido do inglês, significa "tremer"[1]).

O canal fictício SPEN (em português: "Sistema Pinguim de Esportes Náuticos"), que "transmite" o campeonato, é mais um trocadilho, dessa vez com o canal de esportes ESPN (ou "Rede de programação de esportes e entretenimento" em inglês). O filme teve também a participação especial do estadunidense Kelly Slater, do australiano Rob Machado, do brasileiro Renato Mendes e do japonês Tatsuhi Kobayashi, alguns dos melhores surfistas do mundo, todos na forma de personagens pinguins. Durante parte do filme, aparecem dois lugares no Brasil: Salvador, Bahia (onde aparece Renato) e o Pantanal Mato-Grossense. No roteiro da versão brasileira, o Pantanal foi o lugar de onde veio João Frango, mas, no da versão original, diz que veio de Sheboygan, no estado norte-americano de Wisconsin. Em ambas as versões, a mesma foto é exibida.

Video Game Editar

Uma versão em videogame do filme foi lançada dias depois do lançamento do filme. O game está disponível para as plataformas Playstation 3, Playstation 2, Xbox 360, Nintendo GameCube, Wii, Nintendo DS, PSP e PC.

Elenco Editar

Personagem Dublador Americano Dublador Brasileiro Dublador Português
Cadú Maverick Shia LaBeouf Gustavo Pereira Tiago Castro
Lani Aliikay Zooey Deschanel Fernanda Souza Margarida Cardeal
Big Z / Grilo Jeff Bridges Élcio Romar Fernando Luís
"João" Frango Jon Heder Alexandre Moreno António Feio
Tank 'Triturador' Evans Diedrich Bader Ricardo Juarez
Régis Belafonte James Woods Mauro Ramos
Mikey Abromowitz Mario Cantone Sérgio Stern
Kelly Kelly Slater Clécio Souto
Rob Rob Machado Philippe Maia
Locutor da SPEN Sal Masekela Carlos Alberto
Glen Maverick Brian Posehn Duda Espinoza
Edna Maverick Dana Belben Mabel Cezar
Arnaldo Reed Buck Matheus Périssé
Kátia Reese Elowe Pâmella Rodrigues
Borrão Jack P. Ranjo Yan Gesteira
  • Direção de Dublagem: Guilherme Briggs
  • Tradutor: Manolo Rey

DVD Editar

O DVD do filme foi lançado nos Estados Unidos no dia 9 de outubro de 2007, enquanto que, no Brasil, foi lançado em meados de novembro. O DVD do filme incluiu extras voltados para a área da tecnologia, dispensando um pouco os jogos infantis e demais atrativos para o público pré-adolescente.

  • Comentários em áudio dos diretores
  • Curtas-Metragens - The ChubbChubbs/The ChubbChubbs Save Xmas
  • Cenas Excluídas
  • Ilustrações de Surfe com Arnaldo
  • Demonstrando nova tecnologia
  • Encontrando os Pinguins
  • Jogos e Atividades
  • Sequência de Criação
  • Videoclipe - Lose Myself
  • Galerias de Imagens
  • Trailers - (Sem Legendas)
  • Formato de Tela - widescreen
  1. Google tradutor. Disponível em http://translate.google.com.br/#en/pt/shiver. Acesso em 5 de abril de 2013.

Ligações externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória