FANDOM


 

O Rei Leão (The Lion King, no original) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a décima nona maior bilheteria da história, a terceira animação com maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Frozen - Uma Aventura Congelante e Toy Story 3.

O filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia; e principalmente na clássica história de Osamu Tezuka: Kimba, o Leão Branco. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão.

EnredoEditar

Simba é um leãozinho, filho do rei da Pedra do Reino, Mufasa, com Sarabi. Logo após nascer, ele recebe a benção do sábio mandril Rafiki, fazendo com que ele seja o próximo rei. No entanto, Mufasa tem um irmão invejoso, sínico e maldoso, Scar. Inconformado por não ser o rei, e ainda ter que se curvar para Mufasa, Scar se une as desprezadas hienas, em um plano cruel. Infelizmente, seu plano se concretiza, Mufasa é morto, e Simba se sente culpado pela morte do pai. Deprimido, o leãozinho foge para longe e se encontra com um suricato, Timão, e com um javali, Pumba. Excluídos da sociedade, ambos ensinam a Simba a filosofia do "Hakuna Matata".

Simba então cresce com Timão e Pumba aprendendo a esquecer os problemas do passado e se torna um lindo leão. Anos depois, Simba se encontra por acidente com Nala, sua amiga de infância, e os dois se apaixonam. Nala então conta a seu amigo que depois que Scar assumiu o trono, os leões foram obrigados a conviver com as hienas, que ditam as regras na Pedra do Reino, onde tudo foi destruído; e que Simba é o único que pode resolver as coisas. A partir de então, Simba fica dividido entre, continuar vivendo com Timão e Pumba em uma vida sem problemas, ou assumir sua origem e voltar para resgatar o trono.

Re-lançamento em 3DEditar

Após 17 anos, o clássico voltou às telas do cinema para um relançamento em 3D em setembro de 2011. O filme O Rei Leão 3D liderou as bilheterias norte-americanas e canadenses por duas semanas seguidas. Arrecadou cerca de 22,1 milhões de dólares em três dias nas bilheterias dos EUA e do Canadá. No Brasil, o filme foi visto por 303.582 espectadores.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória