FANDOM



Jurassic Park Editar

Jurassic Park (no Brasil, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros; em Portugal, Parque Jurássico) é um filme estadunidense de ficção científica e aventura dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton. É estrelado por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Samuel L. Jackson e Bob Peck. O filme é centrado na fictícia Isla Nublar, onde um filantropo bilionário e uma pequena equipe de geneticistas criam um parque temático em uma ilha, onde as principais atrações são variadas espécies de dinossauros recriados através da engenharia genética.

Sinopse Editar

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Equipe Editar

Elenco Editar

  • Sam Neill interpreta Alan Grant, um paleontólogo que no início do filme trabalha em escavações num deserto de Montana. Ele não gosta de crianças, em particular, mas protege os netos de Hammond no decorrer da história. Neill foi a primeira escolha de Spielberg para o papel, mas ele não aceitou porque estava ocupado na época. Spielberg então convidou o ator William Hurt, mas ele recusou sem nem mesmo ler o roteiro, e até mesmo Harrison Ford não aceitou a proposta.
  • Laura Dern interpreta Ellie Sattler, uma paleobotânica e aluna graduada de Grant.
  • Jeff Goldblum interpreta Ian Malcolm, um matemático e teórico do caos.
  • Richard Attenborough interpreta John Hammond, o bilionário, diretor executivo da InGen e criador do Jurassic Park.
  • Ariana Richards interpreta Lex Murphy, neta de Hammond. Cria laços com Grant durante o decorrer da história.
  • Joseph Mazzello interpreta Tim Murphy, irmão mais novo de Lex. Também cria laços com Grant.
  • Wayne Knight interpreta Dennis Nedry, o insatisfeito controlador de sistemas do Jurassic Park. Na verdade é um espião da BioSyn.
  • Bob Peck interpreta Robert Muldoon, o guarda-florestal do parque.
  • Martin Ferrero interpreta Donald Gennaro, um advogado que representa os investidores de Hammond.
  • Samuel L. Jackson interpreta Ray Arnold, o engenherio-chefe do parque e responsável por desligar a energia do parque para reiniciar o sistema bloqueado por Nedry, liberando os raptores de suas instalações.
  • B.D. Wong interpreta Henry Wu, o geneticista-chefe do parque e responsável para que os exemplares geneticamente modificados sejam devidamente registrados.
  • Cameron Thor interpreta Lewis Dodgson, gerente da empresa rival da InGen, que forneceu a Nedry um recipiente onde ele guardaria os embriões roubados.
  • Gerald R. Molen interpreta Gerry Harding, o veterinário do parque.

(Fonte: Wikipédia)

Dublagem no Brasil Editar

No total, o filme teve três dublagens feitas. A primeira delas foi feita pela Álamo quando o filme foi lançado em VHS pela CIC Vídeo em 1993 e posteriormente em DVD. A segunda foi feita pela Herbert Richers a pedido da Rede Globo quando o filme estreou em 1996 na Tela Quente. A dublagem mais recente foi feita para o relançamento de Jurassic Park em 3D, em 2013. Esta foi produzida pela Delart, sendo traduzida e dirigida por Manolo Rey, editada por Henrique Caldas e Raphael Carestiato e tendo como técnico de gravação Rodrigo Oliveira.

Trailer Editar

Jurassic Park (1993) Editar

Jurassic Park Trailer03:28

Jurassic Park Trailer

Jurassic Park 3D (2013) Editar

Jurassic Park 3D - Trailer (HD)02:15

Jurassic Park 3D - Trailer (HD)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória