FANDOM


Branca de Neve e os Sete Anões (no original em inglês: Snow White and the Seven Dwarfs) é um filme estadunidense do gênero romance e aventura lançado em 1937. É o primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm.

A história foi adaptada por Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears e Webb Smith. David Hand foi o diretor supervisor, enquanto William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen dirigiram sequencias individuais do filme.

Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro filme de animação produzido nos EUA, o primeiro totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.

Enredo Editar

Uma rainha muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada, Branca de Neve, uma princesa bastante bela e bondosa. Isto porque, segundo seu espelho mágico, ela era a mais bela de todas. Mas o carrasco contratado pela rainha que deveria assassiná-la, a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina, e que passam a protegê-la contra todos os perigos.

Algum tempo depois por intermédio de seu espelho, a rainha descobre que Branca de Neve continua viva. Então, ela faz uma magia que a transfortma em uma senhora vendedora de frutas horrivelmente velha e feia e vai atrás da moça para lhe oferecer uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia num sono profundo. Porém, ela é salva pelo príncipe encantado, o grande amor de sua vida, que a desperta com um beijo de amor.

Músicas Editar

As músicas de Branca de Neve e os Sete Anões foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey, enquanto Paul J. Smith e Leigh Harline compuseram a trilha sonora incedental.

As músicas conhecidas do filme incluem "Heigh-Ho", "Some Day My Prince Will Come" e "Whistle While You Work". Já que Disney não possuia uma compania fonográfica na época do filme, os direitos musicais do filme foram cedidos para a Bourne Co., que continua possuindo esses direitos.

Branca de Neve e os Sete Anões se tornou o primeiro longa-metragem americano a ter uma trilha sonora lançada juntamente com o filme.

Outras mídias Editar

Video games Editar

Um Video-game baseado em Branca de Neve e os Sete Anões foi lançado para Game Boy Color. Branca de Neve tambem esta presente no jogo de PlayStation 2 Kingdom Hearts como uma das princesas Disney. Um mundo baseado no filme aparece em Kingdom Hearts Birth by Sleep para PSP.

Musical Editar

O musical baseado no filme teve sua estreia no Radio City Music Hall em 18 de Outubro de 1979 e foi encerrado em 18 de Novembro do mesmo ano. O espetáculo voltou a ser encenado em 11 de Janeiro de 1980 e, depois de 106 apresentações, foi encerrado em 9 de Março de 1980.

Lançamento Editar

O filme foi lançado nos cinemas dos EUA em 21 de Dezembro de 1937 e foi re-lançado em 1952, 1958, 1967, 1975, 1983, 1987 e 1993; no Brasil foi lançado em 10 de Janeiro de 1938; em Portugal foi lançado em 12 de Dezembro do mesmo ano.

O VHS do filme foi lançado em 28 de Outubro de 1994 pela Walt Disney Masterpiece Collection. O DVD foi lançado em 9 de Outubro de 2001 como parte da Edição Platinum, essa edição contem um videoclipe da música clássica Someday My Prince Will Come, cantada pela atriz do Disney Channel, Tiffany Thornton. O Blu-Ray foi lançado em 6 de Outubro de 2009 e uma nova edição em DVD foi lançada em 24 de Novembro de 2009 como parte da Edição Diamante.

Prêmios e indicações Editar

  • Branca de Neve e os Sete Anões foi indicado ao prêmio Oscar de melhor trilha sonora.
  • Em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano, o criador de Branca de Neve, Walt Disney, foi homenageado com um Oscar honorário feito sob medida: uma das estatuetas era de tamanho normal, mas fazia conjunto com outras sete pequeninas.
  • Ganhou o Grand Biennale Art Trophy, no Festival de Veneza.

Branca de Neve na cultura pop Editar

  • El Chapulín Colorado - Branca de Neve e outros personagens do filme estão em um especial de três episódios da série mexicana.

Curiosidades Editar

  • O orçamento inicial de Branca de Neve e os Sete Anões era de 150 mil dólares, mas o filme acabou custando a Walt Disney a quantia de 1,5 milhão de dólares, um valor astronômico para a época.
  • O filme levou quatro anos e meio para ser concluído.
  • Cerca de 50 nomes foram inicialmente propostos para os anões do filme.
  • Embora a imagem que a Rainha assume para enganar Branca de Neve não seja chamada de "Bruxa" em momento nenhum do filme, foi sob este apelido que ela se celebrizou ao longo das décadas.
  • Nas versões em língua não-inglesa do filme, os nomes dos anões em suas respectivas camas foram substituídos pelos nomes por eles recebidos em cada país.
  • Algumas cenas feitas para o filme, foram cortadas na edição do longa-metragem, como a cena que os sete anões, como prova de gratidão, constroem uma cama para Branca de Neve e também uma outra cena onde os anões comem sopa.
  • Os movimentos da Branca de Neve foram feitos tendo como base os movimentos da dançarina Marge Champion.
  • Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem animado da Disney. Foi este filme que pôs os estúdios da Disney à frente dos seus rivais.
  • Em 1938, Walt Disney recebeu um Oscar especial e sete mini estatuetas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, o Oscar lhe foi entregue pela atriz-mirim Shirley Temple.
  • Quando os anões vão trabalhar e Branca de neve beija a careca de cada anão, não aparece o Feliz.
  • A criação dos sete anões foi a parte mais difícil da produção do filme. Foram necessárias 570 desenhistas e várias versões até chegar a versão atual.
  • No Brasil, a única vez que o filme foi exibido na televisão aberta foi na Sessão de Sábado, da Rede Globo no dia 25 de Dezembro de 2010 (72 anos depois de sua estreia nos cinemas brasileiros). O filme foi exibido como um especial de fim de ano da emissora.
  • O programa Fantástico da Rede Globo durante uma reportagem confundiu a dubladora Dalva de Oliveira com Maria Alice Barreto.
  • A dublagem brasileira dos anos 30 do filme é tida como rara, pois os lançamentos em VHS, DVD e Blu-Ray estão com a dublagem da década de 60.

Ver também Editar

  • Shamus Culhane, animador da sequência dos anões voltando para casa, na qual cantam a canção Heigh-ho
  • Bill Tytla, animador da sequência dos anões na caverna e ganhando beijo da Branca de Neve.

Ligações externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória